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Oi, boas-vindas
à Mixtape #24

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.

A seleção desta semana passeia por riffs latinos, grooves árabes e dub caribenho. Começamos com "Badala Zamana", da cantora argelina Zohra: é uma faixa vibrante que mistura sintetizadores vintage, batida disco-funk e letras feministas. Lançada originalmente numa Argélia recém-independente, a música faz parte do catálogo do selo Habibi Funk, baseado em Berlim, que se dedica a relançar raridades da música popular do mundo árabe produzidas entre os anos 1960 e 1980, tratando as obras e os artistas com respeito e os apresentando para novos ouvintes.

Oi, boas-vindas
à Mixtape #24

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.
A seleção desta semana passeia por riffs latinos, grooves árabes e dub caribenho. Começamos com "Badala Zamana", da cantora argelina Zohra: é uma faixa vibrante que mistura sintetizadores vintage, batida disco-funk e letras feministas. Lançada originalmente numa Argélia recém-independente, a música faz parte do catálogo do selo Habibi Funk, baseado em Berlim, que se dedica a relançar raridades da música popular do mundo árabe produzidas entre os anos 1960 e 1980, tratando as obras e os artistas com respeito e os apresentando para novos ouvintes.
Em seguida, "Gengis", de Chico Hamilton, mergulha no jazz de câmara feito na costa oeste dos EUA. Uma construção percussiva sutil que vai se desdobrando em camadas, marca do baterista que é conhecido por suas composições e espírito livre. O clima desacelera um pouco com "Love For The Sake Of Dub", da Bacao Rhythm & Steel Band, grupo alemão que traduz clássicos do soul e do hip-hop em arranjos instrumentais com percussão caribenha.
Em seguida, "Gengis", de Chico Hamilton, mergulha no jazz de câmara feito na costa oeste dos EUA. Uma construção percussiva sutil que vai se desdobrando em camadas, marca do baterista que é conhecido por suas composições e espírito livre. O clima desacelera um pouco com "Love For The Sake Of Dub", da Bacao Rhythm & Steel Band, grupo alemão que traduz clássicos do soul e do hip-hop em arranjos instrumentais com percussão caribenha.
Entre uma viagem e outra, aparecem passagens tropicais como o calypso-jazz dos anos 1950 de Oscar Pettiford em "Oscalypso" e o lounge cha-cha-cha exagerado de Martini Lounge. Mas é com "Tu Lo Sientes? (Do You Feel It?)" que a mixtape volta a esquentar: Joe Cuba, direto do Harlem hispânico nova-iorquino, entrega uma faixa carregada de congas, metais e groove bilíngue. Ele é considerado o pai do boogaloo, som nascido do encontro entre latin jazz, soul e identidade migrante.

Na reta final, mais uma joia descoberta pelo Habibi Funk: "Kol Al Mawaeed", da Libya Music Band, gravada nos anos 1970 e quase esquecida até recentemente. O baixo pulsante e os sintetizadores psicodélicos criam um som hipnótico, com sabor local e alma universal. Fechamos com Demis Roussos em "I Dig You", e James Pants em "We're Through".
Uma mixtape feita para circular entre desertos, clubes de jazz californianos, festas latinas e feiras de vinil.

Espero que aproveitem a seleção dessa semana e até a próxima.

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