Chat on WhatsApp

Coordenação editorial • Agenciamento • Produção • Marketing • Tradução • Influenciadores • Audiolivros • Clubes de assinatura • E-books • • Crowdfunding Vendas • Logística • Autopublicações e mais

Coordenação editorial • Agenciamento • Produção • Marketing • Tradução • Influenciadores • Audiolivros • Clubes de assinatura • E-books • Crowdfunding • Vendas • Logística • Autopublicações e mais

O curso perfeito para
conhecer os segredos por
trás do mercado editorial.

Entenda cada etapa da cadeia produtiva do livro, conecte-se com grandes profissionais e amplie suas possibilidades no universo editorial.

Criado em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo, no Rio de Janeiro e 100% online, e formou mais de 2.500 alunos: sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

***

O curso perfeito para
conhecer os segredos por trás do mercado editorial.

Entenda cada etapa da cadeia produtiva do livro, conecte-se com grandes profissionais e amplie suas possibilidades no universo editorial.


Criado em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo, no Rio de Janeiro e 100% online, e formou mais de 2.500 alunos: sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

***

4 AULAS
AO VIVO

VIA ZOOM,
COM 2H30 CADA

30+ AULAS
GRAVADAS

COBRINDO TODAS AS ÁREAS DO MERCADO

1 ANO

DE ACESSO AO CONTEÚDO

CERTIFICADO

DE CONCLUSÃO
DO CURSO

4 AULAS
AO VIVO

VIA ZOOM,
COM 2H30 CADA

30+ AULAS
GRAVADAS

COBRINDO TODAS AS ÁREAS DO MERCADO

1 ANO

DE ACESSO AO CONTEÚDO

CERTIFICADO

DE CONCLUSÃO
DO CURSO

Dias 9, 16, 23 e 30 de outubro (quintas), das 19h30 às 22h

PRIMEIRO ENCONTRO
Write your awesome label here.
Na primeira aula, vamos entender que os livros normalmente fazem parte de um projeto maior, seja do autor, da editora ou de uma empresa. Conheceremos as práticas de um editor de aquisição para ver, a partir do contexto do mercado, como os projetos dão seus primeiros passos, ligando o trabalho de editores com o de agentes, autores, empresas e scouts.
SEGUNDO ENCONTRO
Write your awesome label here.
Cada ato de publicar um título ganha novas camadas de interpretação por uma série de escolhas: formato do livro, tradução, projeto gráfico, capa e aparatos. Tomá-las de forma consciente pode fazer a diferença entre um projeto de sucesso e outro que ficará esquecido. Cada uma dessas etapas será esmiuçada com exemplos reais e valores.
TERCEIRO ENCONTRO
Write your awesome label here.
Já dizia o poeta: lugar de poesia é na calçada. Como fazer com que os livros que editamos, escrevemos e nos quais acreditamos cheguem aos leitores? Falaremos sobre como marketing, comunicação e distribuição passaram por mudanças drásticas na última década e o que é possível fazer hoje, do contato com livrarias às redes sociais.
QUARTO ENCONTRO
Write your awesome label here.
Nos últimos anos, vendas caíram, grandes redes fecharam, pequenas livrarias abriram, audiobooks chegaram com força e o e-commerce ganhou relevância sem precedentes. Cientes das mudanças pós-digitais, pensaremos soluções e caminhos extrapolar o que vem sendo feito em produto, marketing, comunicação e comercial.
Write your awesome label here.

Daniel Lameira

Professor e organizador da Vida do Livro, Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. Fundador da Seiva e da Antofágica, esteve durante sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século, LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com SNEL e PublishNews, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil como um dos Editores do Futuro.
Write your awesome label here.

Daniel Lameira

Professor e organizador da Vida do Livro, Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. Fundador da Seiva e da Antofágica, esteve durante sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século, LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com SNEL e PublishNews, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil como um dos Editores do Futuro.

PRÉ-VENDA

25% OFF

  • 4 aulas online e ao vivo
  • Biblioteca com mais de 30 entrevistas com alguns dos maiores nomes do mercado editorial
  • Grupo de alunos
  • Certificado de conclusão
  • 1 ano de acesso ao conteúdo

de R$ 799

por 10x 

de R$ 59,90

ou R$ 599 à vista

200 bolsas integrais ou parciais disponíveis para pessoas negras,
trans, indígenas ou em situação de vulnerabilidade social/econômica.

Para se candidatar, preencha o formulário abaixo até o dia 30/09:

TATIANY
LEITE
CRIADORA DO VÁ LER UM LIVRO E MEMBRO DO COMITÊ BOOKTOK
Criadora do projeto Vá Ler um Livro, Tatiany é vencedora do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2025 e uma das três profissionais no Comitê BookTok Brasil. Com papel importante na ampliação do público leitor, ela fala sobre mudanças geracionais no uso de tecnologia e o que o mercado do livro ainda tem a aprender sobre comunicação na era das redes.
NELSON NASPITZ
DIRETOR DE OPERAÇÕES DA SEXTANTE
Como vender o livro e fazê-lo chegar às livrarias e aos leitores? À frente da operação da Sextante, uma das maiores editoras trade do Brasil, Nelson aborda os meandros da área comercial, auxiliando a refinar estratégias para editoras e autores a partir do conhecimento de uma das últimas etapas da cadeia do livro.

MARTHA
RIBAS
SÓCIA DA MAPA LAB, DA JANELA LIVRARIA E DA LERCONECTA
Sócia da livraria de rua Janela, da editora de projetos mapa lab e da agência de conteúdo Lerconecta, Martha conversa sobre a atuação em diferentes frentes do mercado. Da criação de um livro ao ponto de venda, ela compartilha sua experiência e pondera sobre a relação entre os múltiplos agentes envolvidos na vida do livro.
DIANA
PASSY
CURADORA DA BIENAL DO LIVRO SP E ESPECIALISTA EM LITERATURA COMERCIAL
Especialista em literatura comercial e YA, criadora da FLIPOP, curadora de eventos e com experiência em scouting literário, Diana Passy apresenta caminhos de publicação para autores, em um momento no qual as editoras se movimentam ao redor do mundo em busca de histórias que nascem em fóruns ou plataformas como o Wattpad.
TATIANY
LEITE
CRIADORA DO VÁ LER UM LIVRO E MEMBRO DO COMITÊ BOOKTOK
NELSON NASPITZ
DIRETOR DE OPERAÇÕES DA SEXTANTE
MARTHA
RIBAS
SÓCIA DA MAPA LAB, DA JANELA LIVRARIA E DA LERCONECTA
DIANA
PASSY
CURADORA DA BIENAL DO LIVRO SP E ESPECIALISTA EM LITERATURA COMERCIAL
STEPHANIE BORGES
POETA E TRADUTORA
Autora dos livros Talvez precisemos de um nome para isso e Made of Dream, Stephanie também traduziu obras de nomes como bell hooks, Claudia Rankine e Margaret Atwood. Na conversa, reflete a respeito do sonho e do processo de publicar, e compartilha as experiências com leitura de poemas e como curadora da Bienal do Livro Rio.
RITA
MATTAR
DIRETORA EDITORIAL DA FÓSFORO
Com passagens por Companhia das Letras e Três Estrelas, nas áreas editorial e de direitos autorais, Rita é uma das sócias-fundadoras da Fósforo, lançada em 2021. Além de falar sobre o nascimento da editora e bastidores da construção de catálogo, pondera sobre a importante tarefa de comunicar escolhas editoriais.

ANDRÉ
PALME
HEAD DE OPERAÇÃO DA ESTANTE VIRTUAL
Executivo com passagens por Storytel e Skeelo, e hoje à frente da Estante Virtual, André é pioneiro em importantes inovações do setor editorial, especialmente em conteúdos em áudio. Essa conversa aborda negócios digitais e o universo do comércio eletrônico, refletindo sobre o momento atual do mercado e mostrando caminhos para quem quer empreender.
RAFAELLA + ROBERTA MACHADO
EDITORA-EXECUTIVA DA GALERA RECORD / DIRETORA COMERCIAL DA RECORD
À frente do maior grupo editorial de capital 100% nacional do Brasil, Rafaella e Roberta Machado são responsáveis por grandes best-sellers que incluem as obras de Colleen Hoover e Carla Madeira. Elas dividem os desafios do trabalho com e para pessoas de diferentes gerações, reforçando que, para crescer, uma empresa precisa aprender a escutar e comunicar a marca além do produto.
STEPHANIE BORGES
POETA E TRADUTORA
RITA
MATTAR
DIRETORA EDITORIAL DA FÓSFORO
ANDRÉ
PALME
HEAD DE OPERAÇÃO DA ESTANTE VIRTUAL
RAFAELLA + ROBERTA MACHADO
EDITORA-EXECUTIVA DA GALERA RECORD / DIRETORA COMERCIAL DA RECORD
ALINE
VALEK
ESCRITORA
Escritora, ilustradora e professora de escrita criativa, Aline tem sete livros publicados, entre eles As águas-vivas não sabem de si e Cidades afundam em dias normais. É criadora do selo Bobagens Imperdíveis, que inclui newsletters, zines, livros e um podcast. Esta conversa aborda a criação de uma comunidade leitora e os universos multiplataforma que autores podem explorar.

STEFANO
VOLP
ESCRITOR
Escritor fenômeno, Stefano Volp, autor de livros como O beijo do rio, Homens pretos (não) choram e Santo de casa, divide dicas para autores estreantes, aborda como se preparar para um mercado literário competitivo e fala sobre seu lançamento pela TAG, com tiragem superior a 25 mil exemplares.
VAGNER
AMARO
FUNDADOR DA MALÊ
Fundador, sócio e editor da Malê, desde 2016 Vagner está à frente de uma das mais proeminentes editoras focadas em literatura de autoria negra no Brasil, quando começou com a publicação de Conceição Evaristo. Ele fala como foi empreender e vislumbrar um recorte em que enxergou um ideal e, também, uma oportunidade.
GUSTAVO FARAON
FUNDADOR DA DUBLINENSE

A partir da história da Dublinense, uma das principais editoras de ficção contemporânea no mercado brasileiro, o editor Gustavo Faraon aborda as principais questões sobre gerir uma casa independente: momento de abertura, construção de catálogo, criação de marca, planejamento financeiro, rede de contatos e muito mais.

ALINE
VALEK
ESCRITORA
STEFANO
VOLP
ESCRITOR
VAGNER
AMARO
FUNDADOR DA MALÊ
GUSTAVO FARAON
FUNDADOR DA DUBLINENSE
LUCIA
RIFF
FUNDADORA DA AGÊNCIA RIFF
Principal agente literária do país, Lucia é fundadora da Agência Riff. Além de explicar como funcionam as negociações com editoras brasileiras e internacionais, Lucia exemplifica como um autor pode chamar a atenção de um agente e compartilha sua visão sobre o mercado do livro.
DANIEL
LOPES
EDITOR DA PIPOCA & NANQUIM
Um dos sócios e fundadores da Pipoca & Nanquim conversa sobre as especificidades do mundo da edição de quadrinhos, mas também extrapola o gênero: fala sobre ser uma editora nativamente digital e se comunicar com nichos, resultando em alguns dos quadrinhos mais vendidos dos últimos anos no país.
BÁRBARA
PRINCE
PRODUTORA EDITORIAL
A produtora editorial ensina o passo a passo para fazer um livro e dá uma aula sobre cada etapa, passando por tradução, preparação de texto, revisão, contratação de colaboradores e gestão de prazos, trazendo exemplos reais de clássicos tão desafiadores quanto O grande Gatsby e Orgulho e preconceito.
ALINE
VALLI
PRODUTORA GRÁFICA

Com oito anos de experiência na Cosac Naify, passagem pela Ubu e desde o começo à frente da área na Todavia, Aline Valli é uma das maiores especialistas brasileiras em produção gráfica. Ela dá uma aula sobre formas de publicação e ensina no que se deve prestar atenção, como formato, acabamentos, tecnologias de impressão e decisões de design de produto.

LUCIA
RIFF
FUNDADORA DA AGÊNCIA RIFF
DANIEL
LOPES
EDITOR DA PIPOCA & NANQUIM
BÁRBARA
PRINCE
PRODUTORA EDITORIAL
ALINE
VALLI
PRODUTORA GRÁFICA
GIOVANNA CIANELLI
DESIGNER E ILUSTRADORA
Um livro vende, conquista e se expande pela capa e pelo projeto gráfico. A designer e artista, que já trabalhou com diversos autores e editoras e colaborou com grandes clientes como Anitta, Marina Sena, Apple e Netflix, explica os detalhes do design de um livro, da capa ao projeto gráfico de miolo.
CAETANO + ROGERIO GALINDO
TRADUTORES
Com traduções históricas de Ulysses e Graça infinita, no currículo de Caetano, e Moby Dick e O grande Gatsby, no de Rogerio, os irmãos Galindo falam sobre os bastidores do difícil e fascinante trabalho de verter grandes autores para outro idioma e compartilham dicas práticas sobre o mercado.
JIRO
TAKAHASHI
EDITOR
Com mais de 50 anos de experiência no mercado editorial, Jiro passou por casas como Ática, Nova Fronteira, Estação Liberdade (da qual foi co-fundador), Ediouro, Rocco e Nova Aguilar. Foi idealizador, entre outras, da série Vaga-Lume, parte da formação leitora de milhões de estudantes. Na conversa, ele divide o processo de criação dos principais projetos que concebeu.
JOHN B.
THOMPSON
PROFESSOR E SOCIÓLOGO

Um dos mais relevantes estudiosos da mídia na formação das sociedades modernas, John B. Thompson é autor de Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI e As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial. O professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge fala sobre a revolução digital e como ela tem transformado as publicações.

GIOVANNA CIANELLI
DESIGNER E ILUSTRADORA
CAETANO + ROGERIO GALINDO
TRADUTORES
JIRO
TAKAHASHI
EDITOR
JOHN B.
THOMPSON
PROFESSOR E SOCIÓLOGO
LUCIANA
FRACCHETTA
GERENTE DE MARKETING DE CONTEÚDO DA COMPANHIA DAS LETRAS
Responsável pela criação de algumas das marcas mais amadas do mercado editorial, Luciana foi cofundadora da Antofágica, liderou o marketing da Aleph e trabalhou com empresas como Todavia, GE e MTV. Ela ensina os fundamentos do marketing de conteúdo e a importância da construção de comunidades, com exemplos que extrapolam o universo dos livros.
ISABEL LOPES COELHO
PUBLISHER DA FTD EDUCAÇÃO
Por doze anos, Isabel esteve à frente do núcleo infantojuvenil da Cosac Naify, e atualmente é publisher da FTD Educação. Nesta conversa, ela explora diversos aspectos que envolvem o trabalho com livros ilustrados para os públicos infantil e infantojuvenil: mediação entre autores e ilustradores, decisões editoriais, censura, relação com pais e mais.
DANIEL
LOUZADA
LIVREIRO DA LIVRARIA
LEONARDO DA VINCI
Dono da histórica livraria Leonardo da Vinci, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, e com mais de 17 anos em alguns dos cargos estratégicos da Saraiva, Daniel compartilha sua visão de negócios e sua filosofia de vida, em um debate sobre como podemos pensar a importância do livro, sua comunicação e seu comércio.
ISABELLA
LUBRANO
JORNALISTA E CRIADORA
DE CONTEÚDO
Dona de um canal com mais de uma década de existência e mais de 750 mil assinantes, Isabella compartilha sua história, dos primeiros vídeos e seguidores até o momento em que passou a se dedicar integralmente ao canal Ler Antes de Morrer, incluindo o movimento de profissionalização necessário para fazer esse salto.
LUCIANA
FRACCHETTA
GERENTE DE MARKETING DE CONTEÚDO DA COMPANHIA DAS LETRAS
ISABEL LOPES COELHO
PUBLISHER DA FTD EDUCAÇÃO
DANIEL
LOUZADA
LIVREIRO DA LIVRARIA
LEONARDO DA VINCI
ISABELLA
LUBRANO
JORNALISTA E CRIADORA
DE CONTEÚDO
TIAGO
PAVAN
COUNTRY MANAGER DA CUBBO
Fundador da DedaLog, empresa adquirida pela multinacional que está à frente do e-commerce, marketplace e logística de algumas das principais editoras do país, Tiago passa por questões essenciais para o novo momento do mercado, ressaltando a relevância do conhecimento de tecnologia.
MARINA
AVILA
CEO DA EDITORA WISH
Antes de ser adquirida pela DarkSide, em 2023, a editora Wish, fundada em 2013, arrecadou mais de 2 milhões de reais em projetos no Catarse. Marina conta como a proposta de resgatar obras literárias extrapolou o financiamento coletivo, criando uma das comunidades mais engajadas do mundo editorial.
GUSTAVO
LEMBERT
CEO DA TAG LIVROS
Cofundador e CEO da TAG, maior clube de assinatura de livros do Brasil, Gustavo fala sobre o formato de recorrência e assinatura, inspirando raciocínios valiosos na hora de buscar oportunidades de negócio e estimulando a criação de novas formas de trabalhar com um mercado tão tradicional quanto o do livro.
CLAUDIA
ESTEVES
DIRETORA DE CONTEÚDO EM ÁUDIO

Claudia explica como funciona o mercado global de audiolivros, da relação com agentes, autores e editoras até o desenvolvimento de produtos originais. Com experiência em agências e editoras inglesas, ela também debate o futuro da mídia e divide informações estratégicas para quem pretende explorar o formato.

TIAGO
PAVAN
COUNTRY MANAGER DA CUBBO
MARINA
AVILA
CEO DA EDITORA WISH
GUSTAVO
LEMBERT
CEO DA TAG LIVROS
CLAUDIA
ESTEVES
DIRETORA DE CONTEÚDO EM ÁUDIO
MARI
NUNES
PRODUTORA AUDIOVISUAL
Reconhecida executiva de desenvolvimento e negócios do audiovisual, Mari já trabalhou com Netflix, Amazon, HBO, Globo e Disney, e divide o que leva uma produtora a buscar livros e autores. Também detalha quais são os passos dados para uma obra audiovisual chegar às telas.
RICARDO COSTA + CRISTIANE MARTINS
CEO DA METABOOKS / GERENTE DE PRODUTO DA METABOOKS
Ricardo Costa e Cristiane Martins estão à frente da Metabooks, a principal empresa de metadados do mercado editorial brasileiro. Eles apresentam noções básicas de metadados e ensinam como usá-los seguindo boas práticas.
RAQUEL COZER
EDITORA, ESCRITORA E JORNALISTA
Responsável pela aquisição de sucessos comerciais recentes, como os livros de Rupi Kaur e O caso Evandro, e de obras tão variadas quanto as de Nelson Rodrigues, Ale Santos e Cecelia Ahern, Raquel divide os critérios para contratação de livros e quais características são de maior valor para construir uma carreira no mercado editorial.
MARI
NUNES
PRODUTORA AUDIOVISUAL
RICARDO COSTA + CRISTIANE MARTINS
CEO DA METABOOKS / GERENTE DE PRODUTO DA METABOOKS
RAQUEL COZER
EDITORA, ESCRITORA E JORNALISTA
MARIANA
BUENO
CONSULTORA DA NIELSEN BOOKDATA
A partir da experiência com as pesquisas promovidas pela Nielsen BookData no Brasil e no exterior, Mariana compartilha dados e gráficos sobre a evolução do consumo nacional de livros nos últimos anos, incluindo canais de distribuição e faturamento, além de trazer insights valiosos sobre o momento do mercado e possibilidades de transformação.
LEANDRO MÜLLER
DIRETOR DO NESPE
Pesquisador, editor e escritor, Leandro tem nove livros publicados no Brasil e na Espanha, e, à frente do NESPE, é coordenador dos cursos de especialização em edição e gestão editorial, escrita criativa e design editorial. Nesta conversa, ele aborda os diferentes modelos de autopublicação e apresenta caminhos para autores que querem se inserir no mercado.
MARIANA
BUENO
CONSULTORA DA NIELSEN BOOKDATA
LEANDRO MÜLLER
DIRETOR DO NESPE

Aprenda com quem movimenta a cena editorial

Faça parte da Vida do Livro!

Aprenda com quem movimenta a cena editorial

Faça parte da Vida do Livro!

Dúvidas comuns

O curso é online?

Sim, esta edição da Vida do Livro será 100% online! Você poderá acompanhar as aulas de qualquer lugar e participar do grupo de alunos.

Quais são os dias e horários das aulas ao vivo?

As aulas ao vivo com Daniel Lameira vão acontecer nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, das 19h30 às 22h, pelo Zoom.

Já participei de edições anteriores da Vida do Livro. A edição 2025 terá novidades para mim?

Se você fez o curso em 2022, 2023 ou 2024, é provável que a maior parte do conteúdo não seja novo para você. Teremos 6 conversas gravadas inéditas e algumas regravações de conversas anteriores, e as demais são as mesmas dos três últimos anos. Se você fez qualquer outra edição da Vida do Livro, porém, o curso está repleto de aulas novas!

Como funciona o acervo de aulas gravadas?

Convidamos alguns dos nomes mais importantes de cada área do mercado editorial para dividirem sua experiência em mais de 30 conversas gravadas que são parte do conteúdo do curso. Começamos a formar esse acervo para as turmas de 2022, 2023 e 2024, e, a cada ano, lançamos novos vídeos. Vida do Livro 2025 conta com conteúdos inéditos de profissionais como Aline Valek, André Palme, Diana Passy, Martha Ribas, Nelson Naspitz e Tatiany Leite.

Nunca trabalhei no mercado editorial. Vou ficar perdido?

Não! O curso possui linguagem acessível a qualquer pessoa, tenha experiência ou familiaridade com o mercado editorial ou não. Além disso, as aulas contarão com material de apoio explicando os principais termos e conceitos abordados. Boa parte dos alunos também são leitores apaixonados, curiosos por saber mais.

Quero me especializar em uma etapa específica da cadeia do livro. Preciso fazer um curso tão amplo?

Ter a visão do processo como um todo faz muita diferença mesmo para profissionais especializados. Dessa forma, você não apenas conhecerá os caminhos que o mercado oferece, mas também vai se relacionar melhor com outras áreas e ter mais ferramentas e argumentos para executar sua especialidade, para fechar novos negócios ou para desenvolver sua carreira.

Sou um autor independente. O curso vai me ajudar?

Sim e não. Esse curso não é um curso sobre escrita, roteiro e estrutura narrativa. Mas entender o funcionamento do mercado é essencial para conhecer as possibilidades de publicação, saber como abordar editoras e planejar a carreira na área, entre outros aspectos trabalhados no curso.

Já trabalho no mercado editorial e tenho o conhecimento básico. Vou tirar algo novo do curso?

Olha, eu acredito que sim! Além de ter contato com outras visões, de pessoas com experiências diferentes da sua, você também vai ouvir algumas das vozes mais renomadas do mercado opinando e explicando o que as motiva a fazer o que fazem.

Não conseguirei acompanhar as aulas ao vivo. Elas vão ficar gravadas?

Sim, e você poderá acessá-las quando e onde quiser durante um ano após o final do curso.

Por quanto tempo poderei acessar o material do curso?

Você terá acesso à gravação das aulas ao vivo e das mais de 30 aulas com profissionais da área por um ano após o fim do curso.

Haverá grupo de conversa e discussão entre alunos e professor?

Sim! Usaremos o Discord, e o link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail perto do início das aulas.

O curso emite certificado?

Sim. O certificado será emitido com o nome informado por você ao se inscrever no curso.

Quando haverá outras turmas?

Espero conseguir organizar o curso e a minha vida para ele acontecer uma vez por ano, mas não consigo garantir. ☺
Chat on WhatsApp