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Oi, boas-vindas
à Mixtape #19

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.

Nesta semana, perdemos Brian Wilson, uma daquelas pessoas que influenciaram gerações. Crescido em Hawthorne, Califórnia, ele enfrentou desde cedo a pressão e os abusos emocionais do pai, Murry Wilson, um homem ambicioso que, ao mesmo tempo, incentivou e oprimiu o talento dos filhos. Esse ambiente tóxico moldou a sensibilidade extrema de Brian, que desenvolveu uma escuta aguçada —  quase como uma proteção, uma barreira contra o mundo externo. 

Oi, boas-vindas
à Mixtape #19

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.
Nesta semana, perdemos Brian Wilson. Uma daquelas pessoas que influenciaram gerações. Crescido em Hawthorne, Califórnia, ele enfrentou desde cedo a pressão e os abusos emocionais do pai, Murry Wilson — um homem ambicioso que, ao mesmo tempo, incentivou e oprimiu o talento dos filhos. Esse ambiente tóxico moldou a sensibilidade extrema de Brian, que desenvolveu uma escuta aguçada —  quase como uma proteção, uma barreira contra o mundo externo. 
Enquanto os outros Beach Boys se dedicavam às turnês, Brian mergulhava cada vez mais no estúdio. Trabalhou por cerca de sete meses na gravação de “Good Vibrations”, passando por seis estúdios em Los Angeles e consumindo mais de 90 horas de fita, resultando em um dos singles mais caros e longos já produzidos até então. Em vez de registrar o arranjo inteiro de uma vez, Brian adotou um método modular: gravava pequenos fragmentos — introduções, pontes, trechos — em sessões distintas e depois montava tudo como uma colagem sonora, mais parecida com um processo cinematográfico do que musical.
Enquanto os outros Beach Boys se dedicavam às turnês, Brian mergulhava cada vez mais no estúdio.Trabalhou por cerca de sete meses na gravação de “Good Vibrations”, passando por seis estúdios em Los Angeles e consumindo mais de 90 horas de fita — resultando em um dos singles mais caros e longos já produzidos até então. Em vez de registrar o arranjo inteiro de uma vez, Brian adotou um método modular: gravava pequenos fragmentos — brigas, pontes, trechos — em sessões distintas e depois montava tudo como uma colagem sonora, mais parecida com um processo cinematográfico do que musical.

Ele trouxe músicos da Wrecking Crew, mantendo-os horas a fio regravando apenas 15 segundos de trecho até atingir a sonoridade exata que ele “ouvia na cabeça”. O uso inovador do Electro‑Theremin, os arranjos de violoncelo e as transições abruptas de humor e textura criam uma “sinfonia de bolso”. O LSD expandiu sua mente e trouxe viagens psicodélicas, mas o uso contínuo de drogas pesadas, como cocaína, álcool e remédios, acabou mergulhando Brian em anos de reclusão. Em 1982, ele teve uma overdose. Por anos, viveu sob o controle de tutelas que o isolaram do mundo. Ainda assim, sua música sempre falou de esperança, ternura e beleza.

Ele trouxe músicos da Wrecking Crew, mantendo-os horas a fio regravando apenas 15 segundos de trecho até atingir a sonoridade exata que ele “ouvia na cabeça”. O uso inovador do Electro‑Theremin, os arranjos de violoncelo e as transições abruptas de humor e textura criam uma “sinfonia de bolso”. O LSD expandiu sua mente e trouxe viagens psicodélicas, mas o uso contínuo de drogas pesadas, como cocaína, álcool e remédios, acabou mergulhando Brian em anos de reclusão. Em 1982, ele teve uma overdose. Por anos, viveu sob o controle de tutelas que o isolavam do mundo. Ainda assim, sua música sempre falou de esperança, ternura e beleza.

A gente vai ouvir músicas que, possivelmente, influenciaram o compositor. Fiz uma pesquisa sobre seus artistas favoritos e criei a seleção como se fossem partes do quebra-cabeça que imagino ser a sonoridade do Pet Sounds: a melodia, o drama e a teatralidade de George Gershwin; a harmonia vocal do The Four Freshmen; a parede de som de Phil Spector; a sensibilidade de Marvin Gaye; o ambiente onírico das The Chordettes e as guitarras de Chuck Berry e Bo Diddley

A gente vai ouvir músicas que, possivelmente, influenciaram o compositor. Fiz uma pesquisa sobre seus artistas favoritos e criei a seleção como se fossem partes do quebra-cabeça que imagino ser a sonoridade do Pet Sounds: a melodia, o drama e a teatralidade de George Gershwin; a harmonia vocal do The Four Freshmen; a parede de som de Phil Spector; a sensibilidade de Marvin Gaye; o ambiente onírico das The Chordettes e as guitarras de Chuck Berry e Bo Diddley

A influência do músico é imensa e revolucionária.

Obrigada, Brian.

A influência do músico é imensa e revolucionária.

Obrigada, Brian.

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