É membro do Clube? Faça login para acessar o conteúdo.

Oi, boas-vindas
à Mixtape #10

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.

Essa mixtape é pra quem gosta de olhar pro céu. Uma jornada musical que atravessa o tempo, o espaço e as atmosferas, misturando sintetizadores vintages e grooves cósmicos.

Abrimos com The Space Lady, visionária dos synths lo-fi. Tocando nas ruas desde os anos 1980, ela segue fazendo shows — e já é uma figura clássica nos festivais gringos, sempre com seu headset e capacete com asas a la Asterix. Uma verdadeira entidade intergaláctica da música underground.
Na sequência, a banda francesa Space aparece com “Prison”. Formado em 1977, o grupo foi pioneiro na fusão entre disco music e sintetizadores analógicos, criando um som futurista que antecipou muito do que viria na música eletrônica das décadas seguintes — de Daft Punk ao vaporwave.

Entre pulsares e cometas, damos de cara com “Próton Elétron Neutron”, faixa linda de Marcos Valle e Ana Maria Valle, um bossa jazz psicodélico com clima de ficção científica brasileira. Também tem o funk espacial de “Intergalactic Love Song”, a rareza eletrônica francesa de “Love Machine” e o groove sci-fi dos Rockets em “Space Rock” — literalmente.
O clima muda um pouco com “Cosmic Dancer”, de T. Rex, banda liderada pelo icônico Marc Bolan – um dos grandes nomes do glam rock britânico que tinha um programa de TV do qual ele era host. Todos os episódios do Marc Bolan Show estão disponíveis no YouTube. Um dos vídeos que mais vi na vida é o episódio com o Generation X.

E falando em pioneiros, não podia faltar Arnaldo Baptista, que junto dos Mutantes, e depois com a Patrulha do Espaço, abriu portais na música brasileira. Ele misturou rock progressivo e poesia existencialista, sensível e revolucionária.

A viagem termina com Sun Ra, o verdadeiro astronauta do jazz, e sua declaração definitiva: “Space is the Place”. E talvez seja mesmo.
Até semana que vem 🪐

É membro do Clube? Faça login para acessar o conteúdo.