É membro do Clube? Faça login para acessar o conteúdo.

Oi, boas-vindas
à Mixtape #09

Meu nome é Giovanna Cianelli, e, toda semana, você vai receber uma playlist com músicas selecionadas a partir da minha pesquisa musical. A ideia é explorar sons de diferentes países, gêneros e épocas.

Os Beatles moldaram a música contemporânea, e ressoam de maneiras inesperadas através das décadas. Nesta edição, vamos ouvir versões, conexões e interpretações únicas que giram em torno da banda.

Abrimos com Ramsey Lewis, trazendo uma versão instrumental jazzística de “Dear Prudence”. Essa faixa está no álbum Mother Nature's Son – alô, Coisas naturais. Yoko Ono, uma figura central na história da banda e da contracultura, aparece com “Don’t Be Scared”, faixa experimental e emocional que carrega sua assinatura artística inconfundível.
O new wave encontra os Beatles com The Flying Lizards, que desconstroem “Money” em uma versão minimalista e robótica. 

Já Linda McCartney brilha solo com “Seaside Woman”, um reggae descontraído que reflete sua parceria musical com Paul. Os Mutantes, sob a regência de Rogério Duprat, trazem uma abordagem tropicalista para “Lady Madonna”, mostrando como a sonoridade dos Beatles se misturou ao experimentalismo brasileiro. A capa desse álbum é de Rogério Duarte. Do lado da Jovem Guarda, Renato e Seus Blue Caps fazem uma versão breguíssima de “All My Loving”.
O blues encontra George Harrison na interpretação de Junior Parker para “Taxman”, provando como o repertório da banda transcendeu gêneros. E falando em George, temos sua versão inicial e intimista de “Awaiting On You All”, faixa que reflete sua espiritualidade e identidade musical pós-Beatles.
No reggae, Marcia Griffiths reinventa “Don’t Let Me Down” com suavidade e um groove levemente assíncrono. Para encerrar, Smith transforma “Baby It’s You” em um hino soul-rock poderoso, mostrando como as canções que os Beatles regravaram também ganharam novas vidas ao longo dos anos: essa música está na trilha de Death Proof.
Se você lembrar de alguma outra versão esquisita de músicas dos Beatles, me conta. Com certeza existem muitas outras que ficaram de fora e esse tema merece uma parte 2. Até semana que vem!

É membro do Clube? Faça login para acessar o conteúdo.