Inscrição confirmada!

Acesse a transmissão nesta página, clicando no botão "Acessar conteúdo".

Dia 24 de abril (quarta-feira)

Das 19h30 às 21h

Aula + Proposta de exercício prático

Acesso liberado!

Acesse a transmissão nesta página, clicando no botão "Acessar conteúdo".

Rafael Coutinho convida para uma aula online e aberta sobre desenho de perspectiva e novas formas de ver o mundo.

Quando pensamos em perspectiva no desenho e nas artes gráficas, logo somos inundados por linhas se cruzando para todos os lados, cálculos matemáticos, proporções precisas e uma sensação de que é melhor deixar algum software resolver pra gente. O que perdemos com isso é o encantamento por algo que tem mais a ver com reeducar o olhar.

A artista visual francesa Louise Bourgeois fez caber em uma forma circular os principais medos de sua vida. Em variadas obras, M. C. Escher usou a precisão da perspectiva em distorção pra nos transportar para arquiteturas impossíveis de sonho. Já em Quarto em Arles, Van Gogh criou uma perspectiva única que fez um planeta inteiro enxergar uma cadeira e uma cama como nunca antes. Dos egípcios a Niemeyer, estamos há séculos entendendo a relação com os corpos e os espaços. Tudo ao nosso redor está em perspectiva. Existe um espaço infinito para nos expressarmos através dela, se aprendermos a relaxar dentro das regras e a buscar a poesia da imaginação em três dimensões.

Rafael Coutinho convida para uma aula online e aberta que celebra a liberdade criativa e o prazer do desenho livre.

A sessão será transmitida ao vivo do estúdio do artista e quadrinista, que ensinará das técnicas clássicas à desconstrução de conceitos em uma viagem por diferentes jeitos de se entender a prática. O objetivo é que você se permita experimentar, errar, ajustar e aceitar suas criações, através de um olhar crítico e generoso do fazer artístico com a orientação de Coutinho.

Para fazer os exercícios, você poderá usar qualquer papel e material que tiver em casa. Lápis e canetas velhas no fundo da gaveta são muito bem-vindos. Embora seja possível entrar apenas como ouvinte, os participantes poderão desenhar junto e praticar.

A sessão será transmitida ao vivo. Embora seja possível entrar apenas como ouvinte, os participantes poderão desenhar junto e praticar por meio de exercícios, usando qualquer material que tiverem em casa.

O QUE VAMOS EXPLORAR:

Desenho sem perspectiva: Pitfall  • O olho convexo • Pontos de fuga • Isometria • Distorção

MATERIAIS PARA A PRÁTICA:

Papel  • Lápis ou caneta • Régua

O QUE VAMOS EXPLORAR:

Linha clara • Hachura • Massa de cor • Luz e sombra • Preto e branco

Aguada • Lápis de cor • Luz e sombra

"Somos múltiplos autores dentro de nós. Só precisamos ser devidamente apresentados às partes envolvidas."

— Rafael Coutinho

"Somos múltiplos autores dentro de nós. Só precisamos ser devidamente apresentados às partes envolvidas."

— Rafael Coutinho

Write your awesome label here.
Write your awesome label here.
Write your awesome label here.

Rafael Coutinho

É quadrinista, artista plástico, roteirista e professor. Em 2010, lançou Cachalote, sua primeira graphic novel, em parceria com o escritor Daniel Galera. Em 2011, publicou a minissérie em quadrinhos O beijo adolescente, adaptada para série da HBO Max em 2023. Seguiram-se, em 2017, Mensur e Modo Avião. Entre os livros que ilustrou, estão o clássico As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen, Forrest Gump, a nova coleção de livros de Philip K. Dick e 1984.
Write your awesome label here.