Write your awesome label here.

Livros, discos, singles, vídeos, posts em redes sociais: o primeiro contato do público com uma obra de arte ou peça de comunicação passa, quase sempre, pela capa. Na era das thumbnails, a capa tem o poder de mudar o destino do produto que está anunciando – ou de fazer com que ele passe despercebido a quem deveria atrair. Mas o que torna uma capa icônica? Entre as referências pessoais do designer e as expectativas do cliente, há um processo em que não existe certo e errado, mas tentativas de equilíbrio entre autoral e comercial, liberdade artística e briefing.

Uma jornada por prática criativa, visão de mercado e bastidores de casos reais

Livros, discos, singles, vídeos, posts em redes sociais: o primeiro contato do público com uma obra de arte ou peça de comunicação passa, quase sempre, pela capa. Na era das thumbnails, a capa tem o poder de mudar o destino do produto que está anunciando – ou de fazer com que ele passe despercebido a quem deveria atrair. Mas o que torna uma capa icônica? Entre as referências pessoais do designer e as expectativas do cliente, há um processo em que não existe certo e errado, mas tentativas de equilíbrio entre autoral e comercial, liberdade artística e briefing.

O QUE VAMOS EXPLORAR


Repertório ⋆  Pesquisa ⋆ Composição ⋆ Tipografia ⋆
Softwares ⋆ Mercado ⋆ Bastidores ⋆ Casos reais

O QUE VAMOS EXPLORAR


Repertório ⋆  Pesquisa ⋆ Composição ⋆ Tipografia ⋆ Softwares ⋆ Mercado ⋆ Bastidores ⋆ Casos reais

Write your awesome label here.
 9 DE JULHO • 19h30 

Aula 1 / Encontrando sua voz

Vamos começar essa jornada explorando o conceito de capas autorais e comerciais, ponderando o que é singular e comum a todas elas. A partir de sua experiência com os mercados editorial, da música e da comunicação digital, Giovanna Cianelli vai dividir insights sobre como construir repertório e visão artística, além de oferecer um guia pelo processo de pesquisa de imagens e referências. Esta aula também vai abordar tipografia, fontes e composição, te convidando a pensar sobre a capa que gostaria de fazer levando em conta seu próprio caminho de descoberta.
 9 DE JULHO • 19h30 

Aula 1 / Encontrando sua voz

Vamos começar essa jornada explorando o conceito de capas autorais e comerciais, ponderando o que é singular e comum a todas elas. A partir de sua experiência com os mercados editorial, da música e da comunicação digital, Giovanna Cianelli vai dividir insights sobre como construir repertório e visão artística, além de oferecer um guia pelo processo de pesquisa de imagens e referências. Esta aula também vai abordar tipografia, fontes e composição, te convidando a pensar sobre a capa que gostaria de fazer levando em conta seu próprio caminho de descoberta.
 16 DE JULHO • 19h30 

Aula 2 / Livros, revistas e mundo editorial

Esta aula é dedicada ao mercado editorial e a materiais que podem ser impressos. Como o briefing chega do cliente? Precisa ler o livro? O que é esperado do designer? Para responder a essas e outras perguntas, estudaremos casos reais de trabalhos encomendados por editoras como Aleph, Fósforo, Todavia e Antofágica. Esta aula vai explorar formatos, papéis, possibilidades de composição (all type, ilustração, foto, colagem), finalização e exportação de arquivo. 
 16 DE JULHO • 19h30 

Aula 2 / Livros, revistas e mundo editorial

Esta aula é dedicada ao mercado editorial e a materiais que podem ser impressos. Como o briefing chega do cliente? Precisa ler o livro? O que é esperado do designer? Para responder a essas e outras perguntas, estudaremos casos reais de trabalhos encomendados por editoras como Aleph, Fósforo, Todavia e Antofágica. Esta aula vai explorar formatos, papéis, possibilidades de composição (all type, ilustração, foto, colagem), finalização e exportação de arquivo. 
 23 DE JULHO • 19h30 

Aula 3 / Música, discos e singles

Entraremos no universo da música, e você conhecerá os bastidores de capas para artistas como Anitta, Marina Sena, Fresno, IZA e Duda Beat. Como traduzir atmosfera sonora e identidade autoral em uma imagem? Entenderemos as especificidades desse mercado e como é a relação entre direção criativa e design, já que produzir uma peça para disco ou single envolve a conciliação de vontades e direcionamentos vindos de muitos profissionais. 
 23 DE JULHO • 19h30 

Aula 3 / Música, discos e singles

Entraremos no universo da música, e você conhecerá os bastidores de capas para artistas como Anitta, Marina Sena, Fresno, IZA e Duda Beat. Como traduzir atmosfera sonora e identidade autoral em uma imagem? Entenderemos as especificidades desse mercado e como é a relação entre direção criativa e design, já que produzir uma peça para disco ou single envolve a conciliação de vontades e direcionamentos vindos de muitos profissionais. 
30 DE JULHO • 19h30 

Aula 4 / Fiz a capa, e agora?

Chegando ao final da nossa jornada, você já terá ferramentas para idealizar e executar suas capas. E agora? Esta aula será focada no diálogo entre trabalho criativo e mercado: ponderaremos questões que fazem parte do cotidiano de toda pessoa que trabalha com criação, como estratégias para lidar com o bloqueio e a frustração, processos de tentativa e erro, organização financeira e balanço entre estilo pessoal marcado e flexibilidade. Vamos falar, ainda, sobre como divulgar seu portfólio e criar oportunidades.
30 DE JULHO • 19h30 

Aula 4 / Fiz a capa, e agora?

Chegando ao final da nossa jornada, você já terá ferramentas para idealizar e executar suas capas. E agora? Esta aula será focada no diálogo entre trabalho criativo e mercado: ponderaremos questões que fazem parte do cotidiano de toda pessoa que trabalha com criação, como estratégias para lidar com o bloqueio e a frustração, processos de tentativa e erro, organização financeira e balanço entre estilo pessoal marcado e flexibilidade. Vamos falar, ainda, sobre como divulgar seu portfólio e criar oportunidades.
6 DE AGOSTO • 19h30 

Extra / Encontro final com alunos e review de exercícios




Nosso encontro final será dedicado a uma conversa livre. Este será um espaço para que você traga dúvidas e reflexões desenvolvidas ao longo do curso, a partir da sua experiência, processo de criação e inquietações artísticas e profissionais. 

6 DE AGOSTO • 19h30 

Extra / Encontro final com alunos e review de exercícios

Nosso encontro final será dedicado a uma conversa livre. Este será um espaço para que você traga dúvidas e reflexões desenvolvidas ao longo do curso, a partir da sua experiência, processo de criação e inquietações artísticas e profissionais. 

GIOVANNA CIANELLI

Designer e ilustradora, psicodelia e cultura pop são temas recorrentes em seu trabalho. Já colaborou com clientes como Anitta, Apple, Instagram, Netflix, Vans, Folha de São Paulo, Superinteressante, Duda Beat, Aleph, Antofágica, Todavia, Marina Sena, Pipoca & Nanquim e TAG, entre outros. Nas horas vagas, desenha histórias em quadrinhos. Ganhou ouro e bronze na categoria editorial no Latin American Design Awards. Vencedora do prêmio Jabuti na categoria Projeto Editorial e do prêmio Multishow na categoria Capa do Ano – em parceria com Marcelo Jarosz e Gabriela Schmidt – com o álbum De primeira, de Marina Sena.
Write your awesome label here.

GIOVANNA CIANELLI

Designer e ilustradora, psicodelia e cultura pop são temas recorrentes em seu trabalho. Já colaborou com clientes como Anitta, Apple, Instagram, Netflix, Vans, Folha de São Paulo, Superinteressante, Duda Beat, Antofágica, Todavia, Marina Sena, Pipoca & Nanquim e TAG, entre outros. Nas horas vagas, desenha histórias em quadrinhos. Ganhou ouro na categoria editorial no Latin American Design Awards em 2019 e bronze em 2020. Vencedora do prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Editorial. Em 2021, ganhou o prêmio Multishow na categoria Capa do Ano – em parceria com Marcelo Jarosz e Gabriela Schmidt – com o álbum De primeira, de Marina Sena.
Write your awesome label here.

Para quem é o curso?

→ Qualquer pessoa interessada no mundo das capas, design e artes gráficas.
→ Profissionais, iniciantes ou experientes, envolvidos na área de criação.
→ Estudantes interessados no mercado e no processo de criação de peças gráficas.
→ Qualquer profissional da área criativa, diretores de arte, artistas, produtores, editores, autores.

Para quem
é o curso?

→ Qualquer pessoa interessada no mundo das capas, design e artes gráficas.
→ Profissionais, iniciantes ou experientes, envolvidos na área de criação.
→ Estudantes interessados no mercado e no processo de criação de peças gráficas.
→ Qualquer profissional da área criativa, diretores de arte, artistas, produtores, editores, autores.

Dúvidas comuns

O curso é online?

Sim, o curso Como Criar Capas é 100% online e ao vivo. São cinco aulas que você poderá acompanhar de qualquer lugar e que também ficarão gravadas.

Não conseguirei acompanhar as aulas ao vivo. Elas vão ficar gravadas?

Sim, e você poderá acessá-las quando e onde quiser durante seis meses após o final do curso.

Nunca trabalhei com capas. Vou ficar perdido?

Não! O curso possui linguagem acessível a qualquer pessoa, tenha experiência ou familiaridade com a criação de capas ou não. As aulas explicarão fundamentos básicos e todos os conceitos abordados.

O curso emite certificado?

Sim. O certificado será emitido com o nome informado por você ao inscrever-se no curso.

Quais são os dias e horários das aulas?

As 5 aulas online acontecerão às terças-feiras, das 19h30 às 22h, entre os dias 09 de julho de 2024 e 06 de agosto de 2024.

Por quanto tempo poderei acessar o material do curso?

Você terá acesso aos vídeos gravados por seis meses após a inscrição no curso.

Haverá grupo de conversa e discussão entre alunos?

Sim! Usaremos o Discord, uma plataforma gratuita focada em bate-papo para comunidades. Esse será o lugar ideal para conhecer e trocar com os colegas, além de compartilhar o seu trabalho e o resultado dos seus exercícios. O link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail.

Qual é a política de reembolso?

Você receberá 100% de reembolso se fizer a solicitação em até uma semana antes do início das aulas online; 50% de reembolso caso desista até a segunda aula online; e não poderá solicitar reembolso após esse prazo. Para consultar os Termos e Condições completos, clique aqui.