Exercícios mediúnicos da imagem.

Exercícios mediúnicos da imagem.

8 de novembro
(sábado)

9h45
às 12h

via
 Zoom

1. E se criar convocasse os fantasmas da imagem?

Inspirada em Histórias de fantasmas para gente grande, de Aby Warburg, e no modus operandi das psicopictografias de William Blake, esta oficina vai tratar da imagem não como lembrança, mas como carne estragada e requentada. Os participantes poderão criar psicografias em forma de colagens, encenações e pequenos desastres de devoção.

2. Um encontro sobre a linguagem da pele e dos músculos domésticos.

Partindo da imagem como espaço de possessão, esta será uma prática artística envolvendo conceitos como transparência, fogo, água e sangue falso. Não vamos tratar de técnicas, mas da experiência de ouvir vozes e olhar reflexos, deformações e vultos domésticos.

3. Com Juliana Bernardino, artista visual e pesquisadora.

Juliana Bernardino explora o corpo como espaço de crença e convulsão, investigando as zonas de contágio entre o álbum de família, o grotesco, o religioso, o mediúnico e o espectral. Em suas liturgias do horror e da fé, o doméstico se confunde com a sacristia, e a imagem é tratada como carne e osso.

Material para a oficina:

  • Objetos domésticos decorativos ou sagrados: fotografia familiar impressa do arquivo pessoal, vela etc.
  • Copo com água, espelho ou vidro
  • Papel vegetal, acetato ou qualquer superfície transparente na qual seja possível desenhar
  • Caneta, tinta, lápis, marcador, fita adesiva transparente etc.
  • Lanterna, abajur, luminária ou vela
Write your awesome label here.

Juliana Bernardino

Artista visual e pesquisadora. Sua produção investiga as zonas de contágio entre o álbum de família, o grotesco, o religioso, o mediúnico e o espectral. Entre pintura, instalação e apropriação, explora o corpo como espaço de crença e convulsão. Em suas liturgias do horror e da fé, o doméstico se confunde com a sacristia, e a imagem é tratada como carne e osso. Mora e trabalha no Rio de Janeiro.